Rua Sebastião Belli - 25 - Centro - Brusque - SC

A Importância de Extrair o Dente do Siso

Menos popularmente conhecido como terceiro molar, o dente do siso se transformou em um verdadeiro pesadelo dos pacientes em uma cadeira de dentista.

Isso porque ele é o último a “chegar à festa” e, nem sempre, encontra o devido espaço na boca para crescer com naturalidade. Isso pode ocasionar uma série de inconvenientes que podem transformar o sorriso — e não para melhor.

Foi por isso que criamos este post, com o intuito de ressaltar a importância de realizar uma avaliação para saber se há indicação para extrair o dente do siso. Confira, e descubra porque a extração pode ser indicada e em muitos casos!

1- Dor e Inflamação recorrentes no dente do siso

Geralmente esse quadro ocorre quando uma parte do dente esta em contato com a cavidade bucal(chamamos de semi-incluso), nestes casos a higienização se torna difícil e o acúmulo de placa é frequente, causando dor e por vezes a formação de um quadro infeccioso chamado de pericoronarite. Nestas situações a remoção do dente é a melhor solução.

2- Prejuízo aos dentes vizinhos

Quando o dente incluso ou semi-incluso esta inclinado (o que é muito comum) ele pode causar reabsorção na raiz do dente vizinho ou cáries, nestes casos a solução é sua remoção.

3- Ocorrência de problemas bucais

Os dentes mal posicionados, como mencionamos anteriormente, podem gerar alguns problemas bucais, como o acúmulo de bactérias. Isso, como sabemos, pode vir a era a porta de entrada para o surgimento de cáries e de gengivite.

É importante se atentar a isso, já que a cárie, quando não tratada, poderá passar pelo tratamento de canal, para reverter a situação.

Já a gengivite pode ser ocasionada somente pelo acúmulo de tártaro na região, já que a higiene bucal não é tão efetiva nesses espaços gerados pelo mal posicionamento dos dentes.

NOSSA ORIENTAÇÃO:

Avaliamos cada caso de forma isolada e levamos  em consideração a queixa do paciente para indicar a cirurgia de remoção do dente do siso. Não temos dúvida de que é frequente o paciente apresentar uma ou mais indicações para sua remoção, mas é importante o paciente saber por que estará removendo.Em muitos casos é necessário a avaliação com uma tomografia computadorizada.

Importante: DENTE DO SISO NÃO APINHA OS DENTES DA ARCADA

Geralmente os pacientes procuram com essa preocupação e não sabem que pode haver outra implicações como citadas anteriormente, que podem trazer problemas mais sérios.

Agende uma avaliação.

Esclareça suas dúvidas, saiba mais sobre os tratamentos!