Rua Sebastião Belli - 25 - Centro - Brusque - SC

Sistema Mastigatório e Bruxismo

O nosso sistema mastigatório começa a se desenvolver ainda quando somos bebês, e continua a evoluir durante toda a nossa vida. Por exemplo, você sabia que um ser humano adulto deglute (engole a saliva) de 800 à 1200 vezes por dia? Pode parecer absurdo, mas os músculos da face são exercitados constantemente.

Uma pessoa com 60 anos já viveu meio milhão de horas, e desse meio milhão, 33 mil foram mastigando uma quantidade de 25 toneladas de alimento. Ou seja, foram 155 mil horas de músculos em atividade.

Para ter essa vida saudável, mastigando sem problemas, é importante que exista harmonia entre a arcada dentária e os músculos da face. A não harmonia pode causar problemas como: bruxismo, apertamento dos dentes, zumbido nos ouvidos e até mesmo cliques ou estalos na ATM.

Dos problemas que podemos observar , o mais comum é o bruxismo . Ele consiste no ranger dos dentes, principalmente durante o sono. As causas do bruxismo costumam ser de ordem local (desarmonia entre os arcos dentários) ou emocional (tensão emocional, ansiedade, estresse, medo entre outros).

Identificar o bruxismo é difícil, pois seus sintomas vão desde cefaleia (dor de cabeça) até dor de ouvido, e geralmente o paciente procura um consultório médico. Mas, recorrência desses sintomas o ideal é procurar também um dentista. O tratamento consiste na confecção de uma aparelho interoclusal chamado de Aparelho de Michigan, que é uma placa de resina acrílica que se encaixa nos dentes e evita o contato, impedindo o ranger ou apertar dos dentes.

O não tratamento do bruxismo pode levar à doenças mais graves como má oclusão severa, trauma oclusal e fratura dentária. Além é claro, dos problemas comuns que são o desgaste exagerado dos dentes e as dores em determinados componentes do sistema mastigatório.

Se você ainda tem dúvidas, acesse nosso canal no Youtube e assista ao vídeo da Doutora Dinalúcia. Aproveite e inscreva-se no canal e ative o sininho para receber uma notificação sempre que postarmos um vídeo novo.

Esclareça suas dúvidas, saiba mais sobre os tratamentos!